SIMPLE

Taxa mista, taxa fixa ou taxa variável: qual é a melhor opção?

03.11.2023
Taxa mista, taxa fixa ou taxa variável: qual é a melhor opção?

As taxas mista, fixa ou variável apresentam características distintas, pelo que podem gerar alguma indecisão na hora de contratar um crédito. Descubra como escolher o tipo de taxa mais adequado para o seu crédito habitação.

 

Hoje em dia, por estarmos num período de subida acentuada das taxas de juro, é possível encontrar várias ofertas no mercado com taxa mista. A taxa mista é a melhor opção por ter mais segurança no início do crédito, permitindo ao consumidor ter uma taxa fixa durante um período inicial a definir com o banco e, posteriormente, uma taxa variável.

Contudo, a escolha da melhor taxa reside no perfil de cada consumidor. Em Portugal, a grande maioria dos créditos aplicava a taxa de juro variável, tendo em conta o facto de a Euribor ter apresentado valores mínimos durante muito tempo. O crédito à habitação com taxa variável é, geralmente, o mais barato mas também o mais instável, dado que está sujeito à evolução internacional das taxas Euribor. 

Em regra, o crédito à habitação com taxa fixa é mais caro do que o crédito com taxa variável, mas dá uma maior previsibilidade a quem o contrata. Ao fixar a taxa, a prestação mensal fica imune às oscilações internacionais das taxas Euribor, logo se a taxa de juro subir, a prestação não sobe. No entanto, quando as taxas descerem, os contratos com taxa fixa, ao contrário dos com taxa variável, não irão refletir essa descida.  Se contratar um crédito mais longo e de gestão mais desafiante, como um crédito habitação, em que há maior exposição à volatilidade da Euribor, escolher a taxa fixa ou mista poderá ser mais benéfico.

 

TAXA MISTA

Nos empréstimos com taxa mista, a taxa de juro é fixa num determinado prazo, e noutro, variável. Isto significa que pode escolher um período de tempo em que vigora a taxa fixa, e quando passa a vigorar a taxa variável. Assim, poderá beneficiar das vantagens e riscos dos dois tipos de taxa. Mas se a taxa de juro descer, a prestação também não desce no período inicial.

 

TAXA FIXA

Nos créditos habitação com taxa fixa, a taxa de juro mantém-se sempre igual durante todo o prazo do contrato. Isso significa que a sua prestação mensal também se vai manter inalterada, mesmo que a taxa Euribor suba ou desça. Assim, poderá beneficiar de uma maior estabilidade, sem sofrer oscilações do mercado, sabendo sempre qual é o valor fixo que paga todos os meses. O valor da taxa fixa é estipulado pela entidade de crédito, considerando a taxa fixa que já se pratica nos principais bancos europeus. 

 

TAXA VARIÁVEL

Nos créditos contraídos com taxa variável, a taxa de juro varia de acordo com as oscilações da Euribor. Isto significa que a sua prestação mensal pode variar quando a Euribor subir paga mais e quando a Euribor descer paga menos.Este cenário é mais imprevisível e, por isso, poderá trazer algumas surpresas. O valor da taxa é revisto em determinados períodos, que também poderá escolher: 3, 6 ou 12 meses. Só nessas alturas é que o seu contrato de crédito é revisto e a taxa de juro é atualizada, conforme o valor da Euribor no mês anterior à revisão. No entanto, a taxa variável é, por norma, mais reduzida do que a taxa fixa ou mista.

Se já tem um crédito em vigor, saiba que poderá a qualquer momento alterar o regime de taxa de juros, durante o contrato. Poderá entrar em contacto com os especialistas da MAXFINANCE e pedir uma negociação do crédito.

share