Conhece o AforroNet?
10.10.2022É uma plataforma do Estado para a gestão de Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro sem sair de casa.
O AforroNet é um serviço disponibilizado pela Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública (IGCP), destinado a particulares e pensado para a gestão de produtos de poupança, onde poderá fazer pedidos de subscrição de produtos de aforro em comercialização ou resgate de certificados do tesouro e de certificados de aforro da Série E, bem como consultar o valor da sua carteira com base diária ou mensal. O acesso é gratuito e pode ser efetuado através do site www.igcp.pt ou diretamente em aforronet.igcp.pt.
Como fazer para aderir?
O primeiro passo deverá ser presencial, na medida em que para a abertura de conta e primeira subscrição deverá dirigir-se a uma Loja dos CTT.
Para a adesão da plataforma Aforronet é imprescindível cumprir os seguintes requisitos:
- Ser titular de uma conta de aforro onde estejam registados os seus dados atualizados como o número fiscal de contribuinte ou a morada para envio de extrato/correspondência.
- Ser detentor de uma subscrição de Certificados de Aforro ou de Certificados do Tesouro.
Depois destes passos poderá aceder no dia seguinte à opção de "Adesão" e iniciar o processo. Mas como fazer?
- Depois da inserção dos dados pedidos na opção de "Adesão", será remetido o código de acesso/password ao AforroNet, para a morada registada na conta.
- Quando receber o código de acesso, deverá ativar o seu utilizador do AforroNet, através da opção "Ativação", passando a ter acesso imediato ao balcão
virtual do IGCP (o extrato diário só será visível no dia útil seguinte).
Como começar a usar?
Para usar a plataforma, basta entrar com a sua identificação de utilizador (a que escolheu quando fez a adesão), a password (que escolheu na ativação) e introduzir os dois números aleatórios do seu número de contribuinte que forem solicitados.
Quais as vantagens?
O conforto é uma delas, para efetuar operações e consultas sobre os seus certificados basta ter um computador e ligação à Internet, podendo aceder à plataforma na hora e lugar que lhe for mais conveniente. A utilização não tem custos de adesão e as operações são todas gratuitas. A IGCP garante também o “cumprimento dos protocolos de segurança na Internet e a garantia da não utilização por terceiros”, garantindo a confidencialidade dos dados pessoais.
Tome note…
No caso de ter dúvidas sobre a utilização da plataforma pode telefonar para 217 923 300 e escolher a opção 1, nos dias úteis das 9h às 16h, ou enviar mensagem para o endereço aforronet@igcp.pt.
Que operações posso efetuar no Aforronet?
- Pedido de Subscrição
Depois do registo de um pedido de subscrição é emitido um talão com indicação da Entidade, da Referência e do Montante, para que possa efetuar o pagamento através das Caixas Multibanco ou no Homebanking do seu Banco. Escolha a opção “Pagamentos – Pagamentos de Serviços – Compras”, concretizando deste modo a subscrição. Não são aceites pedidos de subscrição sem o prévio registo do IBAN para créditos. - Pedido de Resgate
Após o registo de um pedido de resgate é emitido um comprovativo desse mesmo pedido, podendo também ser obtido na opção “Consultas – Pedidos de Resgate”. O pedido terá de ser aceite pelo sistema central e só depois será disponibilizado, no máximo ao fim de 3 dias úteis, o talão comprovativo do resgate. Os pedidos de resgate são efetuados para o IBAN registado no AforroNet. Para anular um pedido de resgate, e no caso do mesmo se encontrar no estado “Pendente”, poderá fazê-lo através da opção “Anular Pedidos Resgate”. - Alteração de Morada Fiscal
É possível consultar e proceder à alteração da morada registada na conta sempre que necessitar. - Adesão ao Extrato Eletrónico
A opção pelo extrato de Conta em formato digital permite ter acesso mensal ao extrato periódico em vez de o receber, via postal, com periodicidade semestral. Além disso, pode consultar diariamente a valorização de toda a sua carteira de Certificados de Aforro e a carteira de Certificados do Tesouro. - Consultas
Além da consulta ao extrato diário e mensal, poderá ainda visualizar o estado dos pedidos de subscrição e dos pedidos de resgate efetuados no AforroNet, aceder aos talões referentes às Subscrições e aos talões de Resgates de Certificados de Aforro da Série E e de Certificados do Tesouro nele efetuados. - Mensagens
Poderá enviar e receber mensagens via AforroNet.
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Fonte: IGCP