SIMPLE

8 perguntas frequentas sobre o MB Way e as suas respostas

14.06.2022
Outros

Tem dúvidas sobre a utilização do serviço MB Way? Verifique algumas respostas.


O serviço MB Way permite fazer compras em lojas físicas e online, gerar cartões virtuais (MB Net), enviar ou pedir dinheiro, dividir contas e até para levantar dinheiro sem ter consigo o cartão Multibanco.

1. Onde posso utilizar a app MB Way?

O MB Way pode ser utilizado em smartphones ou tablet, com sistemas operativos Android ou iOS e cartão SIM, através de uma app própria ou dos canais do seu banco. Para usufruir das mais recentes funcionalidades e melhorias de experiência deve manter a app atualizada.

2. A app tem custos associados?

Descarregar, aderir e utilizar a app MB Way não tem custos associados. Funcionalidades como compras online com número de telefone, com MB Net, geração de cartões MB Net, compras nas lojas físicas com QR Code ou NFC ou levantamentos são gratuitos.

No entanto, as transferências imediatas poderão ter custos associados cobrados por algumas das quase três dezenas de entidades bancárias que já aderiram ao serviço MB Way. São 95% dos bancos portugueses. A própria app, antes de concretizar o envio de dinheiro alerta o utilizador para qual o valor aplicado, caso existe, tendo o utilizador a possibilidade de cancelar a operação

3. Posso utilizar as funcionalidades MB Way através do meu banco online?

Sim, muitos dos bancos aderentes incluem nas suas apps algumas das funcionalidades MB Way, o que permite usar o MB Way enquanto consulta os seus extratos ou faz pagamentos de serviços.

4. Quais são as funcionalidades da app MB Way?

A app MB Way está em evolução constante. Mas, entre as principais funcionalidades estão:

- Enviar dinheiro instantaneamente para os seus contactos;

- Pedir dinheiro;

- Dividir a conta com amigos;

- Levantar dinheiro sem cartão;

- Gerar cartões virtuais MB Net para fazer compras online em segurança;

- Fazer compras nos comerciantes aderentes quer nas lojas online quer nas físicas.

5. Há limites para a realização de operações?

Sim, existem limites definidos para as diferentes operações, muito semelhantes às praticadas nos cartões multibanco. Eis alguns exemplos:

- Realizar ou receber transferências: limite máximo de 750 euros por operação, 2 500 euros por mês e 50 transferências recebidas e enviadas por mês;

- Levantar dinheiro: os limites são iguais aos levantamentos feitos com cartão (máximo de 200 euros por operação e 400 euros por dia). Pode gerar o número de códigos que pretender até ao limite máximo de levantamento referido.

- Pagar em loja: pode gastar 1 000 euros por dia, até 2 400por semana, por cartão.;

- Pagar online: o limite definido na adesão é de 1 000 euros. Pode ser alterado na aplicação, para um máximo de 5 000 euros.

- Pedidos de dinheiro: pode fazer 5 pedidos por dia e no máximo 20 pedidos por mês.

- Dividir a conta: pode efetuar 5 divisões por dia e no máximo 20 divisões por mês, até ao limite de 2 500 euros ou 50 transferências recebidas por mês.

6. É seguro utilizar o MB Way?

O serviço MB Way é um serviço Multibanco, sobejamente conhecido. Por isso, apresenta as mesmas garantias existentes na utilização de cartões tradicional num terminal de pagamento automático (TPA) da rede Multibanco.

O serviço recorre a protocolos e algoritmos de segurança de segurança configurados em camadas por forma a prevenir os mais sofisticados ataques que asseguram a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processado e armazenados de acordo com as normas de segurança europeias. As equipas da MB Way monitorizam as comunicação e transações a todas as horas de todos os dias durante todo o ano.

O próprio utilizador escolhe o seu código de acesso (Pin com seis dígitos).


Leia também as nossas dicas pra comprar em segurança online utilizando MB Way e não só.

 

7. Ouvi falar de fraudes em lojas online e plataformas de compra e venda entre particulares. O que devo fazer para evitar estes episódios?

- Nunca adicione números de telemóvel de terceiros;

- Não forneça dados confidenciais ou pessoais por correio eletrónico ou SMS;

- Não pressione em ligações recebidas por correio eletrónico ou SMS. Se receber alguma mensagem de correio eletrónico ou SMS suspeito reporte de imediato à equipa MB Way através da aplicação.;

- Verifique o extrato da conta bancária com regularidade.

8. O que devo fazer se perder – ou for furtado ou roubado –, o dispositivo onde a app MB Way está instalada?

Antes de mais, e por precaução cancele o MB Way em qualquer caixa multibanco ou junto de uma das entidades bancárias cujos cartões estão associados. Se tiver a app instalada noutro dispositivo, pode desativa ou remover a conta do dispositivo desaparecido.

Se perder o cartão associado ao MB Way, cancele-o junto do seu banco ou dos números 808 201 251 ou 217 918 780 como faria habitualmente. Pode continuar a usar outros cartões associados ao MB Way. 

Se ainda ficou com perguntas frequentes sobre o MB Way por responder, verifique no sítio online da aplicação.

Muitos dos franchisados da MaxFinance também usam esta aplicação, por isso, caso tenha alguma dúvida quando estiver a tratar de um processo de intermediação de crédito ou outra, lembre-se de perguntar estão ao seu dispor para o ajudar.

partilhar