SIMPLE

Vantagens da bicicleta para a carteira… e não só!

22.09.2022
Outros

No Dia Europeu Sem Carros, que se assinala hoje, conheça as vantagens de pedalar.


Trocar o carro pela bicicleta é uma decisão positiva para a saúde e ambiente, mas também para a carteira. A Organização Nacional de Saúde recomenda sempre que possível andar de bicicleta ou caminhar nas suas deslocações. Não admira que andar de bicicleta se tenha tornado popular em muitos países europeus, porque à medida que ficamos em forma, economizamos também cada vez mais dinheiro.

Se tiver intenção de utilizar a bicicleta para o trabalho vai ser necessário algum investimento, mas esta despesa vai ser rapidamente recompensada. Já fez as contas aos gastos por mês em combustíveis?

Se não quiser aventurar-se desde logo na compra de uma bicicleta pode simplesmente experimentar, uma opção que fica ainda mais económica. Já existem muitas cidades em Portugal, em que é possível alugar uma bicicleta e usar durante um determinado período de tempo, estacionando depois num dos sítios especificados.

Na cidade de Aveiro, por exemplo, pode mesmo ter acesso às bicicletas BUGAs de forma gratuita, mas outras cidades como Lisboa ou Cascais também oferecem um sistema de bicicletas partilhadas, mediante o pagamento do aluguer, que são ideais para deslocações curtas ou para passear pela cidade.

Poupar não é tão difícil quanto parece e são as pequenas mudanças do dia-a-dia que fazem a diferença. Com novos hábitos pode poupar muito mais dinheiro do que imagina.

Economize nos combustíveis

Numa época em que os preços dos combustíveis têm pesado nos orçamentos familiares, esta pode ser uma boa altura para iniciar uma nova forma de estar, mais desportista e a pensar na poupança. Se o caminho que pensa percorrer por exemplo para o trabalho for muito longo pode utilizar a bicicleta apenas em um trecho e mesmo assim já vai estar a economizar. Mesmo que faça um seguro de acidentes pessoais, o que é recomendável, usar a bicicleta vai compensar, porque não se esqueça que para além da poupança em combustível, o carro vai ter menos despesas relacionadas com o desgaste automóvel ou até com os custos de estacionamento.

Para além da poupança no quotidiano, vai notar que andar de bicicleta traz benefícios para a saúde logo nas pedaladas iniciais. De acordo com a Direção-Geral de Saúde, andar de bicicleta é uma das estratégias mais eficazes para aumentar a atividade física dos cidadãos. Com a melhoria da saúde a poupança fica mais uma vez na ordem do dia, porque menos gastos são previsíveis em médicos, exames e despesas de farmácia. Aqui está mais uma razão para a ideia de que a bicicleta tem vantagens para a carteira. Mas há mais. É provável que o exercício físico de pedalar seja suficiente para se sentir bem e nem vai precisar de pagar ginásio para ficar em forma.

Para além de todas estas vantagens, estará também a proteger o planeta. A bicicleta não emite qualquer poluente atmosférico, como acontece com o outro tipo de transportes que ao lançarem dióxido de carbono (CO2) estão a contribuir para a destruição do ambiente. 

Mas que tipo de bicicleta se adequa mais às suas necessidades?

As BTT adaptam-se a qualquer tipo de piso com grupos de mudanças que ajudam nas subidas ou descidas, podendo ser compradas a preços acessíveis. Já as bicicletas preparadas para a cidade são resistentes e podem ter a possibilidade de transportar bagagem, o que pode ser muito útil para levar roupa ou bens pessoais. Para quem está a pensar fazer apenas uma parte do percurso de bicicleta existem as dobráveis, o que é extremamente útil para levar no metro, comboio ou autocarro. No entanto, para uma escolha mais segura, adaptada às suas possibilidades e necessidades, informe-se sempre junto de um vendedor especializado.

Bicicletas: Cuidado com as multas

Saiba também que relativamente à circulação as bicicletas são consideradas um veículo como outro qualquer. Por isso os ciclistas estão também sujeitos a multas e devem respeitar e obedecer ao código da estrada. Em várias cidades já foram também implementadas ciclovias que facilitam a circulação de bicicletas. No que respeita à segurança, o uso de capacete é recomendado, mas só é obrigatório para bicicletas elétricas.

Os ciclistas não podem circular nos passeios, exceto crianças até aos 10 anos, sendo que o uso de telemóvel ou auriculares nos dois ouvidos são consideradas contraordenações graves. Quanto à documentação não necessita ter carta de condução, mas deve levar o cartão de cidadão, porque pode ser multado entre os 30 e os 150 euros caso não esteja devidamente identificado.

partilhar