9 pontos que o seu Plano de Negócios deve incluir para procurar financiamento
17.02.2022Um Plano de Negócios é fundamental para organizar a sua ideia e captar financiamento.
De facto, um Plano de Negócios bem feito pode ser a chave para o sucesso do seu empreendimento.
Se planeia abrir uma empresa ou desenvolver um projeto, o primeiro passo é criar este documento que obriga a refletir sobre o que se pretende fazer.
E, por que motivo este documento é tão importante?
Em primeiro lugar, porque se perde menos tempo e dinheiro a cometer erros na fase de planeamento do que tentar emendar com o trabalho em curso.
Além disso, o Plano de Negócios é essencial se pretender candidatar-se a apoios públicos ou a financiamento por parte de instituições financeiras.
Um Plano de Negócios é composto por várias partes. De acordo com o IAPMEI são as seguintes:
1. Sumário executivo;
2. O histórico da Companhia e/ou dos promotores;
3. O mercado subjacente;
4. A nova ideia e o seu posicionamento no mercado;
5. O Projeto/ Produto/ Ideia;
6. Estratégia Comercial;
7. Gestão e controlo do negócio;
8. Investimento necessário;
9. Projeções Financeiras / Modelo Financeiro.
O IAPMEI tem à disposição um guia de apoio ao desenvolvimento de um Plano de Negócios, que pode descarregar gratuitamente. O essencial está nos próximos parágrafos.
O que é um Plano de Negócios?
O Plano de Negócios é um documento no qual vai descrever os objetivos da sua ideia e as metas a alcançar. Será o seu documento orientador, no qual identifica objetivos e esboça os passos a dar para os atingir.
Além disso, é a forma ideal de demonstrar a viabilidade das suas ideias junto de clientes e fontes de financiamento.
O Plano de Negócios permite ainda reduzir os riscos da sua atividade, pois, à partida, irá identificá-los antes de começar a trabalhar. Se não fez o plano antes de começar, está sempre a tempo de o fazer.
Por melhor que seja o seu produto ou serviço, o mais certo é que exista concorrência e outros obstáculos no mercado.
1. Sumário Executivo
Os pontos mais importantes da empresa ou do projeto e os objetivos são descritos no sumário executivo.
Este capítulo deve ter até 500 palavras e sumariar tudo o que pretende fazer. A informação será detalhada nos capítulos seguintes do seu Plano de Negócios.
Apesar de ser o primeiro ponto do Plano de Negócios, deve ser o último a trabalhar, pois é o resumo de tudo o que pretende fazer. Não é uma introdução.
Quando apresentar a sua ideia a clientes e investidores, é esta descrição que os deve convencer do potencial do seu projeto.
Se o sumário executivo não for claro pode desencorajar a leitura do restante plano.
Tem de constar deste capítulo o nome do negócio e a área de atividade, a missão, o âmbito e o mercado potencial. Além disso, deve apontar os elementos diferenciadores da sua ideia. Tem ainda de referir quais os recursos necessários, prazo para começar a ter lucro, pontos fortes fracos do projeto, além de dados sobre a sua experiência relevante para o projeto.
2. O histórico da ideia e/ou dos promotores
A partir daqui irá detalhar o que já foi explanado no sumário-executivo. É aqui que vai contar o histórico da empresa ou da sua experiência empresarial.
Vai contar como surgiu o projeto, porque decidiu criar uma empresa ou integrar o novo projeto, como é que a sua experiência pode contribuir para o sucesso do projeto. Este é ainda o local para descrever os pontos fortes e fracos do projeto. É neste capítulo que vai partilhar a missão do seu negócio. No fundo, é a resposta à questão «porque é que a empresa existe?». É o ponto de partida para a definição dos objetivos fundamentais do projeto.
3. O Mercado Subjacente
A sua ideia não vai estar sozinha no mercado. É importante definir o mercado em termos de dimensão e estádio de desenvolvimento, perfil dos clientes e identificação de concorrentes em operação.
Esta análise, servirá para fundamentar a viabilidade base do produto/serviço ao mesmo tempo que revela o conhecimento que tem sobre esse mesmo mercado.
É um dos aspectos a que os potenciais investidores prestam mais atenção.
4. A Nova Ideia e o seu Posicionamento no Mercado
Este capítulo é também fulcral quando apresenta uma candidatura a financiamento. É aqui que vai conquistar a confiança dos potenciais investidores.
É onde demonstra que o negócio é financeiramente sustentável e que tem as qualificações de gestão e empresariais. São três os aspectos a focar:
1. O produto/serviço e o seu mercado;
2. Os recursos físicos e de produção necessários;
3. A capacidade de gestão do negócio dos promotores.
Caso a empresa já exista, deverá apresentar históricos financeiros. Se é um novo empreendimento deve focar-se nas suas capacidades, recorrendo a referências sempre que necessário.
5. O Projeto / Produto / Ideia
Quanto mais se avança no projeto de negócio mais fina é a informação disponibilizada. Neste capítulo deverá incluir o resumo do projeto e o sumário das atividades a serem desenvolvidas.
O destaque deve ser dado ao estádio de desenvolvimento do projeto, em particular aos objetivos já alcançados.
A descrição detalhada do bem ou serviço, incluindo registos de patentes ou licenças é altamente recomendável, além da descrição do processo produtivo.
Seja realista, além dos aspectos positivos, deve também refletir sobre as potenciais dificuldades. Tudo deve ser considerado quando fizer as projeções financeiras.
E nem tudo pode ser programado, por isso, o IAPMEI recomenda que se reserve cerca de 20% do tempo e esforço necessários para se dedicar a problemas e desvios não previstos. Chama-se «margem de risco de implementação».
A sua motivação deve estar patente neste capítulo, mas também os pontos críticos do negócio: os aspectos que podem condicionar o desenvolvimento do projeto. São tipicamente relacionados com parceiros externos. Irá o fornecedor cumprir prazos? Que medidas tomar caso não o faça? Terá um fornecedor alternativo? É no fundo a análise de risco para criar formas de mitigar o mesmo e eventualmente criar planos de contingência para minimizar o impacto dos riscos do projeto.
Neste capítulo deverá ainda descrever o seu produto ou serviço. Mas lembre-se: terá de ser claro ao explicar a Proposta Única de Valor da sua ideia. Em traços gerais vai ter de explicar o que é que está a vender e «porque é que todos o vão comprar».
6. Estratégia Comercial
Definida a Proposta Única de Valor, é neste capítulo que irá explicar como vai a sua ideia chegar ao mercado.
Precisará definir o preço. Para o efeito deverá agregar todos os custos associados à produção, marketing e distribuição do produto numa base unitária. Assim cria o valor mínimo do produto.
Segue-se o processo de vendas e de marketing que deve decorrer logo após o desenho das componentes operacionais e o preço definido.
Através do marketing irá identificar e quantificar as necessidades do cliente e definir uma estratégia para satisfazê-las. Se possível deverá envolver profissionais da área para o ajudar neste tema.
Só após a definição da estratégia de marketing, deverão ser definidos e implementados os circuitos e canais de vendas.
Finalmente, deverá criar um plano com as ações definidas neste capítulo a desenvolver e a mecânica de gestão e monitorização desse plano.
7. Gestão e Controlo do Negócio
Os investidores querem assegurar-se que o negócio está bem controlado, com relatórios regulares úteis para a gestão da empresa, mas também para auditores, inspeção fiscal e bancos.
É desta forma que se obtêm indicadores do desempenho do projeto ou da empresa, que permitem tomar decisões em tempo útil para corrigir eventuais problemas. A saber nas áreas de:
1. Vendas;
2. Produção;
3. Informação Financeira.
8. Investimento necessário
Com todo o negócio definido, importa finalmente detalhar qual o investimento necessário e de que tipo.
Poderá optar por participações no capital da empresa (por exemplo entidades de capital de risco) ou por financiamento através de emissões obrigacionistas, empréstimos a curto e longo prazo, papel comercial, etc.
Deverá especificar qual a necessidade de capital de base, qual o período de financiamento (faseado ou de uma única vez). Deverá apresentar também qual a sua componente de investimento, que transmite aos financiadores o nível de compromisso dos seus próprios recursos no projeto.
9. Projeções Financeiras / Modelo Financeiro
Para terminar, o seu Plano de Negócios deve incluir as projeções financeiras básicas: vendas, projeções de cash-flow e rentabilidade. Tal como na vertente de marketing é recomendável o recurso ao apoio de pessoas com formação nesta área.
Agora que já sabe como fazer um Plano de Negócios, tem dúvidas sobre que negócio quer criar? Por que não tornar-se franchisado da MaxFinance? Fica a sugestão.