SIMPLE

7 Destinos de Sonho que tem de conhecer em Portugal

18.07.2022
Outros

Os portugueses estão a interessar-se por férias espaçadas ao longo do ano. Vamos lá?​​​​​​​


O verão é uma época tão boa como qualquer outra para fazer umas escapadinhas e conhecer Portugal. As escapadinhas nada mais são do que fins de semana prolongados (ou por que não dias de férias durante a semana) que ajudam a recarregar baterias para ter energia para enfrentar os dias de rotina.

Recolhemos sete ideias de Destinos de Sonho – que até poderiam ser no estrangeiro – para que se inspire e conheça os recantos maravilhosos do país.


  1. Lagoa das Sete Cidades, nos Açores

A Lagoa das Sete Cidades é uma das maravilhas da ilha de São Miguel, nos Açores. É o maior lago de água doce do arquipélago e existe porque, com o tempo as crateras vulcânicas se encheram de água e assim se mantém. O destaque vai para duas lagoas que se unem numa só, mas que se conseguem distinguir. De um lado a água ganha uma tonalidade verde e do outro azul. Esta região está classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000. Com uma profundidade de 33 metros, as lagoas são ladeadas por campos de cultivo e encostas escarpadas. Um destino idílico.

  1. Palácio da Pena, em Sintra

Visitar Sintra é sempre um momento de descoberta. Destacamos dois dos destinos de sonho desta vila: o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira.

No topo do segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, sobre uma rocha escarpada encontra-se o Palácio da Pena. É um monumento sem igual no país e no estrageiro. O rei D. Fernando II – consorte da rainha D. Maria II e posteriormente rei de Portugal – mandou-o construir e também plantar o parque em torno do palácio. O palácio fica na zona orriental do Parque e para lá chegar é necessário subir uma rampa íngreme encomendada pelo barão de Eschwege.

  1. Quinta da Regaleira, em Sintra

Já a Quinta da Regaleira – também do século XIX – é um lugar de sonho que tem de visitar pelo menos uma vez. Este monumento é um exemplo da aquitectura romântica na Europa. Na paisagem natural, com as condições climáticas particulares da região, o Homem retocou o espaço com uma arquitectura deslumbrante em simbiose com a natureza. A Quinta fica à saída do centro histórica de Sintra e foi pensada e construída para corresponder à sensibilidade e interesses culturais, filosóficos e científicos do proprietário António Augusto de Carvalho Monteiro. O arquitecto-cenógrafo italiano, Luigi Manini, deu forma ao sonho que combinava a cutura e criatividade de ambos. Misturam-se num mesmo local os estilos Manuelino, Renascentista, Medieval e Clássico.

    4. Parque Nacional da Peneda-Gerês

No Norte de Portugal, por vezes paredes meias com Espanha, fica o Parque Nacional da Peneda-Gerês. A área protegida faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. As cascatas por todo o lado, rios para ir a banhos, os caminhos com todos os níveis de dificuldade que agradam tanto os mais aventureiros como quem prefere apenas admirar o que o rodeia são apenas algumas das maravilhas deste destinho de sonho. Espalhadas na paisagem estão rochas em posições inimagináveis, aldeias de granito, florestas. Pelo caminho, poderá cruzar-se com javalis, lontras, veados ou garranhos.

     5. Funchal, na Madeira

A capital do Arquipélago da Madeira é outro destino de sonho para desfrutar uma escapadinha. Pode fazer um passeio na área velha e observar os artistas e os pormenores do local. Pode seguir no funicular da área mais próxima da costa até ao ponto mais alto da cidade. É uma oportunidade para observar as maravilhas naturais e as vistas magníficas sobre o verde da ilha em contraste com azul do mar em torno da ilha.

Não deixe de visitar a Sé Catredal da cidade nem as Adegas de São Francisco, um edifício com uma curiosa arquitectura e onde está patente uma exposição sobre a história do Vinho Madeira.

  1. A cidade fortificada de Óbidos

Óbidos, uma cidade fortificada medieval, é um encanto. O aglomerado é composto por pequenas casas e fica no topo de uma colina que chama a atenção mesmo quando ainda nos estamos a aproximar. A primeira coisa que avistamos é a muralha, construída pelos Mouros antes da conquista pelos portugueses.

No entanto, as origens de Óbidos remontam ao tempo paleolítico, tendo a região posteriormente sido ocupada pelos romanos e depois pelos visigodos. Finalmente, os mouros contruíram o castelo e as muralhas já referidas. Estas muralhas foram reforçadas pelos portugueses.  

D. Diniz, o Lavrador, deu o castelo de Óbidos à sua esposa, que viria a ser conhecida por Rainha Santa Isabel, pela sua bondade e devido à lenda do Milagre das Rosas. A partir daí, a «Cidade das Rainhas” passou a fazer parte do dote das rainhas de Portugal até 1834.

  1. Braga, a cidade mais antiga de Portugal

No Norte de Portugal, Braga é uma das mais antigas cidades do país. Há mais de 2000 anos Bracara Augusta foi fundada pelo imperador romano, numa das principais vias de comunicação da Penísula, e era a sede administrativa do Imério. Na atualidade está pejada de estudantes das Universidades da região, sendo considerada a cidade mais jovem de Portugal.

Visitar o Tesouro-Museu da Sé Catedral da cidade é incontornável. Foi mandada erigir por D. Henrique e D. Teresa, os pais do primeiro rei de Portugal Afonso Henriques. É nesta Sé que encontra os túmulos dos fundadores do Condado Portucalense, como era conhecido o território até à fundação de Portugal.


Há muitos pontos de interesse em Braga, mas ex-libris é o Santuário do Bom Jesus, com um monumental escadatório com 583 degraus que pode ser um desafio mesmo para quem está mais em forma.

Em suma, estes são apenas sete exemplos de locais variados e maravilhosos, cada um pelo seu motivo, quer natural, quer arquitectónico.

Aproveite as férias e visite estes e outros recantos de Portugal. Pode ser que se cruze com algum intermediários de crédito da MaxFinance, que aproveite o momento para lhe apresentar os serviços da empresa. ​​​​​​​

partilhar